terça-feira, 7 de julho de 2009

2ª Reunião do Comitê Baixada Santista

No dia 01 de julho as 18h30, na sede do SETTAPORT, aconteceu a 2ª Reunião do Comitê Baixada Santista da Campanha “O PETROLEO TEM QUE SER NOSSO”, tendo como pauta principal : Avaliação e planejamento de atividades.

Lançamento da Campanha na Praça Mauá

No dia 30 junho das 11h00 às 15h00 na Praça Mauá aconteceu o ato de lançamento da Campanha o Petróleo tem que ser nosso, organizado pelo Comitê da Baixada Santista.

1ª Reunião do Comitê Regional da Baixada Santista

Dia 23 de junho 2009 no SINDIPETRO, 1ª Reunião do Comitê Regional da Baixada Santista em Defesa do Petróleo, pauta Organização das próximas atividades e Organização Coleta de assinaturas.

Ato na Avenida Paulista - São Paulo

O Comitê da Baixada Santista participou de um ato em defesa do petróleo na Avenida Paulista no dia 19 de junho as 10:00 horas. Dois ônibus subiram a serra para participar do ato.

Plenária Geral na OAB/Santos

Plenária Geral 17 de Junho de 2009, às 18h30min na OAB-Santos, com centrais sindicais, sindicatos, movimentos populares, universidades, movimento estudantil, associações, organizações não governamentais e partidos políticos, pauta o Marco Regulatório do Petróleo e a importância do Pré-Sal para a Baixada Santista e para o Brasil.

Reunião 10 de junho no SETTAPORT

Reunião 10 de junho 2009 às 10:00 no SETTAPORT, somente com sindicatos CUTistas, tendo como pauta principal o Ato em Defesa da Petrobras dia 19 de junho.

segunda-feira, 6 de julho de 2009

Luta pelo pré-sal é destaque de teses que serão debatidas no 51º Congresso da UNE

Imprensa da FUP com informações da UJS
Os estudantes ligados ao movimento "Da Unidade Vai Nascer a Novidade" (União da Juventude Socialista) destacam na tese que será defendida durante o 51º Congresso da UNE a importância do envolvimento da juventude na luta pelo controle estatal e social do pré-sal. O congresso será realizado de 15 a 19 de julho, na UNB, em Brasília.
A tese recebeu contribuições de lideranças estudantis de todo o país e deve guiar as intervenções dos militantes do movimento até o Congresso e propor diretrizes para a gestão da entidade pelos próximos dois anos.
Veja abaixo o capítulo da tese que diz respeito à luta em defesa do pré-sal:
"O PRÉ-SAL É NOSSO!
Tem gente que diz ser impossível um país como o Brasil ter uma educação como esta que queremos e propomos. Apelam sempre para o argumento que não há recursos. Mas nós dizemos que há recursos, sim, para a educação que queremos e para muito mais!

Nosso país tem riquezas inigualáveis e elas devem ser revertidas em proveito do bem estar do nosso povo. As fontes de energia, por exemplo, são hoje temas importantíssimos no mundo e têm, inclusive, levado a conflitos – como a guerra por petróleo no Iraque. A renovação das matrizes energéticas por fontes “limpas” e a busca por diminuir os pesados efeitos que a queima de combustíveis fósseis tem cobrado à natureza também têm galvanizado investimentos e a atenção de especialistas em todo o mundo.
Em ambos os casos – tanto na perspectiva de matrizes “limpas”, como o etanol e o biodiesel, quanto em relação à descoberta de novos campos de petróleo -, o Brasil está na dianteira. Já havíamos atingido a autossuficiência em petróleo, mas, agora, com os campos descobertos da camada pré-sal, o país deve saltar de 12, 6 bilhões de barris para uma reserva superior a 50 bilhões de barris. Entramos para o seleto grupo dos dez países com maiores reservas petrolíferas do mundo.
Esses recursos devem ficar inteiramente em poder nacional, livre da ganância dos países poderosos e suas empresas. Para isso, deve ser criada uma nova empresa, 100% estatal, para gerir essa fonte inestimável de riqueza. Defendemos também um novo marco regulatório, que estipule uma política de Estado para o setor e defenda a soberania nacional sobre suas riquezas.
Dessa maneira, a imensa fonte de recursos advindos da exploração da camada pré-sal não cairá nas mãos de especuladores ou empresas estrangeiras e poderá ser alocada no desenvolvimento do Brasil, prioritariamente na educação. Os estudantes devem gritar bem alto: o pré-sal é nosso! E seus recursos devem ser canalizados para a educação pública!

Defender a Petrobras – transparência, sim; desmoralizar para privatizar, não
Ao mesmo tempo, o Brasil deve buscar ampliar a participação estatal na Petrobras, empresa que é orgulho nacional, mas que tem mais de 60% de suas ações sob controle privado de acionistas, grande parte deles estrangeiros.
A oposição neoliberal aprovou a CPI da Petrobras no Senado. Dizem que pretendem investigar contratos e doações da estatal a ONGs. Tal empreendimento seria benéfico ao país, não fosse claro que a sanha investigatória tem objetivo político de fragilizar a imagem da empresa para depois, talvez, doá-la em definitivo ao capital estrangeiro, como foi feito com as empresas de telecomunicação.
A UNE foi a entidade que lançou a campanha “O petróleo é nosso” que culminou na criação da Petrobras. Com essas credenciais, deve defender a transparência na utilização dos recursos da empresa. No entanto, deve combater com vigor as tentativas de desmoralização da empresa, que visam dificultar investimentos num momento de crise, quando eles são ainda mais necessários ao país, e criar ambiente para retomar tentativas já rechaçadas pelo povo de privatização da Petrobras.

PROPOSTAS:
O pré-sal é nosso! Criação de empresa pública 100% estatal para gerir a exploração do petróleo das camadas de pré-sal; 50% dos recursos do pré-sal destinados exclusivamente à educação! Por um novo marco regulatório do petróleo que defina uma política de Estado para o setor, em consonância com as necessidades do desenvolvimento e preservação da soberania; Diversificação da matriz energética com fontes menos poluentes; Ampliação da participação estatal no controle acionário da Petrobras; Em defesa da Petrobras: transparência, sim; Não à desmoralização e à privatização. "

Abaixo Assinado

Uma das frentes de luta para garantir que as riquezas do Pré-Sal sejam do povo brasileiro, é a coleta de um milhão e 300 mil assinaturas para encaminharmos ao Congresso nacional um projeto de lei de iniciativa popular, que consolide o monopólio estatal do setor petróleo, o fim das concessões para exploração das reservas brasileiras, a destinação social destas riquezas e o fortalecimento da Petrobrás enquanto empresa eminentemente pública. Como participar - Se cada um de nós divulgarmos esta campanha em busca de assinaturas, atingiremos a meta necessária. Baixe o documento nesta página e divulgue-o para todos os seus amigos, vizinhos e familiares. Os formulários preenchidos devem ser enviados à sede da Federação Única dos Petroleiros (FUP), no Rio de Janeiro: Avenida Rio Branco, 133, 21º andar, Centro, CEP 20040-006 - RJ.
Faça no link abaixo o download do formulário do abaixo assinado visando a apresentação ao Congresso Nacional do projeto de lei de iniciativa popular por um novo modelo regulatório para o setor petróleo e a reestatização da Petrobrás. Baixe também a arte final do banner e da faixa para tendas e barracas de coleta de assinaturas.

http://www.presal.org.br/abaixo_assinado.php